Como usar o design UX no seu e-commerce

Investir no design UX é crucial para donos de ecommerce que querem ver a sua loja faturar bem. Veja as dicas da Camara UX!
Person With Disability in Office

O design UX, (User Experience), é um elemento essencial para o sucesso dos e-commerces. É através do design UX que se cria uma experiência do usuário positiva e satisfatória, desde o primeiro contato com o site até a finalização da compra. 

Neste artigo, vamos explorar como o design UX impacta no sucesso das lojas online!

Navegabilidade fluída

Um dos principais fatores que impactam na decisão de compra do usuário é a facilidade de navegação no site. Se o usuário não consegue encontrar o que está procurando ou se a navegação no site é complicada e confusa, é muito provável que ele abandone o site e procure outra opção.

O design UX pode garantir a facilidade de navegação no site através da organização clara das informações, da utilização de menus e categorias intuitivos e da simplicidade no processo de compra. 

Além disso, o design UX, junto com a aplicação de uma interface otimizada devem levar em conta a adaptação do site para diferentes dispositivos, como smartphones e tablets, garantindo que o seu cliente tenha uma jornada positiva em todas as plataformas.

Aparência atrativa

A aparência e o design do site também são elementos importantes para o sucesso dos e-commerces. O design UX deve ser atraente e harmonioso, de modo que o usuário se sinta confortável e seguro ao navegar no site. 

A escolha de cores, fontes e imagens deve ser feita de forma estratégica, de modo a transmitir a identidade da marca e a criar uma experiência agradável para o usuário.

Além disso,  o uso de imagens de alta qualidade dos produtos, bem como a disposição e organização das informações são elementos que uma agência focada em design UX consegue desenvolver visando o aumento da lucratividade. 

Isso torna a visualização dos produtos mais atraente e facilita a decisão de compra do usuário.

Identificação com o usuário

A sua loja precisa comunicar com o seu cliente em potencial, assim como uma vitrine física chama a atenção das pessoas que passam pela porta de um comércio. 

Cada usuário tem necessidades e preferências diferentes e o site deve ser capaz de atendê-las de forma personalizada. A personalização pode ser feita através da recomendação de produtos relacionados com as compras anteriores do usuário, da oferta de promoções e descontos personalizados, e da personalização dos emails de marketing e comunicação.

A personalização não só torna a experiência do usuário mais agradável e satisfatória, como também aumenta as chances de conversão e fidelização dos clientes.

Segurança

A segurança é um fator fundamental para o sucesso dos e-commerces, e o design UX pode contribuir para transmitir essa sensação de segurança ao usuário

É importante utilizar elementos visuais que transmitem confiança, como selos de segurança e certificados de SSL. Além disso, a interface de pagamento deve ser clara e segura, garantindo que o usuário se sinta confortável ao informar seus dados pessoais e bancários.

Pode parecer passos básicos, mas muitas lojas digitais estão desatualizadas nesse aspecto e acabam gerando descredibilidade diante do cliente. 

Velocidade de carregamento

A velocidade de carregamento do site é um elemento crítico para o sucesso dos e-commerces. Se o site demora a carregar, é muito provável que o usuário abandone o site e procure outras opções. 

O design UX pode ajudar a melhorar a velocidade de carregamento do site através da otimização do código HTML e CSS, da compressão de imagens, e da utilização de técnicas de caching.

Informações detalhadas dos produtos

É fundamental que o site de ecommerce tenha informações detalhadas dos produtos. As descrições precisam ser claras, objetivas e atrativas. 

Informações como características, benefícios, materiais, tamanhos, cores e formas de uso são essenciais para que o usuário possa fazer uma compra bem informada.

Além do conteúdo escrito é preciso pensar onde ele será inserido, qual o tamanho da fonte e como será sua disposição. Tudo isso conta muito na hora de convencer o cliente no processo de compra e até mesmo para fazer com que ele entenda mais sobre o produto.

Opções de pagamento variadas

Os usuários precisam ter diversas opções de pagamento para finalizar a compra. É preciso que o site aceite cartões de crédito, débito, boleto bancário, transferências eletrônicas e outras formas de pagamento. Quanto mais opções, maior será a chance de o usuário finalizar a compra.

Um olhar focado no mapeamento do seu cliente em potencial irá levantar quais as formas mais comuns de pagamento desse público para que você consiga oferecer os recursos necessários. 

Comentários e avaliações de clientes

Incluindo comentários e avaliações de clientes no site você aumenta diretamente a sua reputação no universo digital. Eles ajudam a criar uma reputação positiva do site e dão segurança aos usuários em relação à qualidade dos produtos e à eficiência do processo de compra.

Sistema de recomendações e sugestões

Um bom sistema de recomendações e sugestões pode aumentar as chances de conversão. Ele ajuda a apresentar produtos complementares ou similares ao que o usuário está procurando, aumentando as chances de venda.

Atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente é fundamental para manter os usuários satisfeitos e fidelizados. Assim como nas lojas físcias, manter um funcionário disponível para dúvidas é fundamental. Se o seu e-commerce não tem essa possibilidade, é importante que o seu cliente encontre o número de contato direto disposto a tirar dúvidas, solucionar problemas e resolver conflitos.Gostou das nossas dicas? Com esses elementos em mente, você pode criar um site de ecommerce de sucesso, que gere boas vendas. Conte com a CamaraUX, agência especializada em experiência do usuário para te ajudar!

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