Logotipo CamaraUX - Consultoria em UX Design

O que é UI Design e a importância dele para o seu site

design de interface

Introdução

Nos últimos anos, a interação de marcas com o cliente se tornou uma das coisas mais importantes para um negócio. Proporcionar uma boa experiência ao usuário quando estiver usando o seu produto e ter uma comunicação clara com ele são itens de fundamental importância. Isso pode ser feito se você souber o que é UI Design.

Como a aplicação do User Interface Design é importante para o seu site

Se chegou até esse artigo, deve estar com dúvidas sobre o que é UI Design e por que ele é essencial para um site bem feito.

Nos últimos anos, a interação de marcas com o cliente se tornou uma das coisas mais importantes para um negócio. Proporcionar uma boa experiência ao usuário quando estiver usando o seu produto e ter uma comunicação clara com ele são itens de fundamental importância. Isso pode ser feito se você souber o que é UI Design.

Quando estiver investindo em um site, aplicar estratégias de UI Design são imprescindíveis, pois irá oferecer um visual que transmita segurança e confiança para o usuário. Isso faz com que a transição dele para cliente seja muito mais simples. 

Confira o artigo e veja como aplicar o User Interface Design.

O que é UI Design 

UI significa User Interface, que no português é a Interface do Usuário. O UI design é o processo da construção de interfaces de produtos como dispositivos eletrônicos com o foco em oferecer uma excelente experiência para o usuário.  

Importância do design de interface para o seu site

Quem está interessado em comprar um produto ou conhecer mais sobre a sua empresa, leva em consideração o visual do site. Por isso, gerar uma primeira impressão é tão importante também no mundo digital.

Quando se está querendo comprar ou contratar algo pela internet,  o usuário vai prestar atenção, em primeiro lugar,  na aparência do site. Portanto, quanto mais agradável for essa primeira impressão, maior segurança ele terá para navegar, comprar no e-commerce ou adquirir um sistema. 

Em outras palavras, sem esse tipo de design, o usuário não se sentirá identificado e seguro com a sua marca. Isso gera, portanto, uma série de consequências negativas, como alta taxa de rejeição, perda de ranqueamento nos motores de busca e lucros mais baixos.  

Benefícios do UI para a empresa

Falamos sobre as vantagens que o UI Design pode oferecer para os usuários. E para a empresa? O que ela pode agregar à marca perante ao mercado? Confira quais são as vantagens que você pode ter ao apostar nesse tipo de estratégia:

  • Geração de valor: um produto mais bem acabado e que valoriza a experiência do usuário, ganha mais valor no mercado. Empresas como Netflix e Disney têm muito valor não só pela qualidade na produção de conteúdo, mas, acima de tudo, no zelo com o cliente.
  • Fidelização: uma marca tende a ter clientes fiéis a partir do momento que ela se sente prestigiada pela empresa. Ou seja, quando o usuário tem uma boa experiência, percebe a preocupação da marca com ele.
  • Fortalecimento da marca: com valor no mercado e clientes fiéis, não tem jeito, a sua marca vai ganhar força. Resumindo, todos vão saber quem você é, o que vende e como trata bem os clientes.  

Diferença entre UI e UX Design?

Quando foi fazer a pesquisa no Google por estratégias de design, certamente apareceu essa sopa de letrinhas para você. 

UX é o estudo da experiência do usuário como um todo. A partir de informações, descobrindo as dores e necessidades do cliente, é criado um sitemap e wireframe. Oferecendo as soluções necessárias para quem está navegando.

Já o UI é a parte visual do site. A partir dos estudos e das informações obtidas, é possível escolher cores, tipografia, imagens, transições, protótipos e muito mais. Por outro lado, com as ferramentas de design, a equipe irá dar vida ao estudo feito previamente. É o momento, portanto, de usar todo o conhecimento no Photoshop, Sketch, Adobe XD e outros softwares de desenvolvimento.    

Por que utilizar o UX e UI juntos

Um completa o outro. É como se fosse Ying e Yang. Sem a pesquisa para identificar as dores e as necessidades do usuário, não é possível criar uma interface voltada para ele. É como jogar futebol no escuro, será praticamente impossível trocar passes e fazer um gol. 

Em suma, o trabalho de UX é a base para o UI. Para entregar algo de qualidade e que satisfaça o usuário, terá que trabalhar com os dois juntos.

Tendências para o UI Design

O UI Design é uma estratégia que está sempre se reinventando. Cada ano que passa, novas tendências surgem para a criação de sites mais agradáveis para o usuário. 

Fique de olho nas tendências que o mercado indica. Além disso, estar em constante atualização é fundamental para o desenvolvimento da sua empresa. 

Veja as principais tendências para UI Design nos próximos anos:

  • Animações avançadas e deslocamento: animações, rolagens e gatilhos são fundamentais para o usuário interagir no seu site. Os objetos animados podem sem usados no logotipo, por exemplo, ícones de sites e nas transições entre os estados de objetos na interface. Uma maneira de se destacar no mercado são com imagens em 360º e algumas animações de realidade virtual.
  • Voice User Interface: reconhecimento de voz e utilização da fala para transformar em texto já é uma tendência. Essa é uma ferramenta usada em aplicativos dos bancos e pelo Google, por exemplo. Implementando essa técnica, você pode dar outro tipo de experiência ao seu cliente. Utilize essa ferramenta a seu favor.
  • Modelação 3D e Rendering: mesmo a tecnologia 3D sendo usada há muitos anos, ela ainda não foi 100% aproveitada. Imagina o usuário entrar no seu site e ter uma experiência tridimensional? Isso com certeza, irá chamar a atenção dele.
  • Inteligência Artificial: uma ferramenta nova no mercado e que terá ainda mais desenvolvimento nos próximos anos. Prova disso é que o Sensei da Adobe está tornando as ferramentas de IA mais acessíveis aos desenvolvedores web. Use isso dentro do seu nicho e como resultado, ofereça ao seu cliente um outro nível de experiência.

Como aplicar o UI Design no seu site

Se está nesse tópico do artigo, é porque está interessado em começar a aplicar o UI Design no seu projeto. Confira como essa estratégia pode ser implementada dentro de um site. 

  • Briefing e pesquisa de referências: para começar a criar um layout voltado ao usuário, será necessário um material base da sua empresa, além de uma pesquisa para conhecer o perfil do seu cliente. Em suma, será possível criar um produto que passe e transmita os valores da companhia.
  • Planejamento da arquitetura da informação e sitemap: o seu site terá que ser um mapa para o usuário encontrar a solução que ele precisa. Portanto, será pensando em como montar o menu do site e o posicionamento dos ícones. Ninguém merece passar horas procurando pelo carrinho de compras no e-commerce.
  • Construção de wireframes: antes de começar a montar o site, é necessário montar um protótipo, indicando o tamanho das imagens, posicionamento dos textos e muito mais.
  • Prototipação, testes de usabilidade e iterações: antes de disponibilizar o site para o usuário final, monte um protótipo e faça testes. Em outras palavras, será possível identificar o que precisa ser ajustado e não está funcionando 100%. Isso é fundamental para o produto chegar prontinho para o usuário. 

Como a CâmaraUX pode te ajudar em seu negócio

Além de conteúdos atualizados e informativos sobre inovação e marketing, com a CamaraUX você conta com uma equipe atualizada e preparada para tornar o seu produto a melhor experiência do mercado. 

Conte conosco para deixar o seus clientes satisfeitos, deixe o seu contato que preparamos um bate papo para todas as suas dúvidas. 

Leia também o nosso guia sobre O que é User Experience

Aproveite e leia também:

Crie produtos e soluções centradas nos usuários

Combinamos metodologias de Design Thinking aliados a tecnologias de ponta para fazer produtos realmente memoráveis para os seus clientes sempre buscando soluções centradas no usuário atendendo a necessidade dos nossos stakeholders.