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O que é User Experience: o guia do conceito que te ajuda a lucrar mais

Introdução

Usabilidade, utilidade, acessibilidade, funcionalidade e desejabilidade, esses são os pilares da experiência do usuário. Saiba o que é UX e como investir nessa área ajuda o seu modelo de negócio!

Sabemos que uma das métricas mais importantes do marketing atualmente é a taxa de satisfação dos clientes. Por isso, o conceito de UX, ou User Experience, se torna cada vez mais consolidado e crucial em modelos de negócio que desejam obter sucesso. 

Em uma linguagem simples, o UX é a experiência que o público tem com o seu serviço ou produto, seja ele físico ou digital.

O objetivo é entregar ao cliente já consolidado ou aquele público em potencial a melhor experiência em todos os âmbitos. 

O que é UX? 

UX é uma abreviação para User Experience, ou em português, experiência do usuário. O conceito é um conjunto de estratégias que visa entregar uma boa usabilidade e experiência do seu produto para os usuários ou clientes. 

O conjunto de técnicas que tangem a experiência do usuário precisa garantir que o seu serviço chegue até o cliente sem obstáculos ou dificuldades. 

Com o mercado cada vez mais digital, o UX tornou- se um ítem essencial e que pode ser aplicado em sites e aplicativos visando uma melhoria de navegabilidade considerável. 

Qual a importância do UX? 

Sabe aquela história de que “o cliente tem sempre razão”? Para o UX essa é uma máxima. A espinha dorsal da sua empresa é a experiência que o seu usuário tem com os serviços que você oferece e isso pode ser desde o primeiro contato dele com a marca/produto até o pós compra. 

Não basta desenvolver uma solução para o mercado, é importante que ela funcione, de maneira fluída, para todo o público. O UX trabalha constantemente na reinvenção do seu modelo de negócio, fazendo com que o seu cliente fique satisfeito sempre. 

Isso faz com que a sua empresa não se torne obsoleta no mercado e torna o seu produto realmente útil para o seu nicho. 

4 vantagens do UX para sua empresa

Em síntese as vantagens do UX é conquistar clientes duradouros e satisfeitos com o seu produto. No entanto, de forma prática, sabemos que toda empresa precisa que as estratégias se transformem em números. 

E é por isso que separamos algumas vantagens, afinal, manter clientes encantados e satisfeitos significa aumento de lucratividade e até redução em investimentos falhos. 

Veja abaixo as 4 vantagens de investir em experiência do usuário: 

  • Aumento do valor do produto: quando além de entregar um serviço, você transforma ele na melhor experiência para o mercado, a sua empresa está superando as expectativas dos clientes, aumentando assim o valor agregado do produto. Ele passa a valer por tudo o que proporciona e não somente pelo seu preço monetário. Em muitos casos, não é preciso criar produtos novos para aumentar a receita, mas sim investir na melhor experiência de um produto já existente;
  • Economia de recursos: ao investir em uma equipe focada no UX dos seus produtos você reduz as chances de erros ou não adesão do seu serviço e coloca no mercado produtos livres de retrabalhos;
  • Maior conversão de vendas: a experiência do usuário reduz as taxas de abandono dos carrinhos, uma vez que proporciona uma usabilidade de venda do início ao fim, mantendo o seu cliente engajado na compra. Uma das maneiras mais fáceis de melhorar a taxa de conversão é aplicando estratégias de UX, pequenas correções nos seus canais de venda já torna esse acréscimo possível; 
  • Aumento da reputação da marca: com o cliente satisfeito a propaganda é certeira, esse é o melhor jeito de popularizar o seu produto e ampliar a comunidade que você alcança, além disso, as compras recorrentes se tornam algo comum, afinal, os clientes não trocam o seu produto por toda a experiência e encantamento que ele proporciona. Para empresas que buscam escalabilidade, investir em UX é essencial. 

Como começar a investir em UX?

Existem algumas considerações iniciais que você pode fazer para entender qual o nível de experiência que o seu produto proporciona. 

Por exemplo: O seu serviço atende uma ou mais necessidade? É fácil de usar, possui muitas barreiras? É acessível em todos os canais digitais? É fácil de encontrar? É confiável? É atraente? 

Essas são só algumas perguntas básicas que ajudam a explorar as melhorias do seu produto. 

Após entender o conceito e fazer essas reflexões é preciso inserir a cultura de UX dentro da sua empresa. 

Esse é o momento de investir em uma agência especializada em experiência do usuário, eles serão os responsáveis por integrar essa estratégia com os demais canais de marketing da sua empresa. 

Uma boa estratégia de UX irá abranger todo o branding da sua empresa, analisar os métodos de venda, preço, CTA’s, técnicas de persuasão, entender completamente sobre a persona e perfil do seu cliente e focar em toda a jornada do usuário, para entender cada mínimo ponto de melhoria. 

Por fim, o profissional de UX da sua empresa será responsável por traçar melhorias nos canais de conversão, taxa de rejeição, cliques, pesquisas de satisfação e outras métricas que medem a atratividade do seu produto. 

Quer saber como convencer o cliente a comprar o seu serviço? Invista em UX, essa é a melhor estratégia para vencer a competitividade daquilo que você entrega e ainda tornar o seu serviço perpétuo no mercado. 

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