Todo empresário busca uma máxima: obter sucesso em suas vendas. Por isso, trouxemos esse post focado em marketing de produto, uma estratégia que tem como foco a conversão de consumidores ideais para o seu produto.
Se você busca otimizar as suas vendas e vencer a competitividade de mercado, nesse conteúdo iremos abordar o que é, o objetivo e passos práticos para aplicar o marketing de produto em seu modelo de negócio.
O que é o marketing de produto
O universo do marketing é composto por diferentes estratégias, por isso, é importante ter uma equipe que possui uma visão 360 de todas essas esferas para aplicar a melhor técnica no tempo perfeito que o seu negócio precisa.
O marketing de produto é uma área do marketing que conecta as pessoas com o produto. Essa estratégia irá pensar em todo o ciclo do produto, desde o desenho até a fase de lançamento. Além de focar no nascimento do seu serviço, a técnica também observa o público alvo e mensura os resultados pós lançamento.
Basicamente, o objetivo dessa área do marketing é encontrar os seus clientes perfeitos e conectá-los ao seu produto. Se pudermos definir em poucas palavras, é papel do Marketing de Produto:
- Definir como o produto se posiciona e comunica;
- Mapear e definir o público que a empresa deseja alcançar;
- Conectar o setor de vendas com o de marketing;
- Colocar em prática o diferencial competitivo do produto;
A estratégia não é crucial somente em produtos novos, ela também é muito útil para gerar saída em produtos que já existem mas não possui uma boa adesão do mercado.
Diferença entre marketing de produto e design ou gestão de produto
A sua empresa conta com um time de gestão e desenvolvimento de produto? Ótimo, mas isso não substitui o marketing de produto.
Enquanto o time de design e gestão estarão focados no desenvolvimento, alocação de recursos e outros pontos mais processuais do serviço ou produto proposto, o marketing de produto é responsável pela entrega ao consumidor. É uma ação externa, com foco no consumo daquilo que foi criado.
Em palavras simples: o time de gestão e design é responsável por criar o produto, o time de marketing de produto possui a função de gerar lucratividade em cima desse item criado.
Passos práticos de como fazer uma estratégia de marketing de produto
Para colocar essas dicas em prática é necessário contar com uma equipe de marketing que entende de diferentes áreas, uma agência de experiência do usuário, por exemplo, irá garantir que o seu produto seja fluído apoiando no marketing de produto. Enquanto uma equipe de mídias sociais irá garantir uma comunicação assertiva.
Algumas dicas para colocar em prática:
- Estudo e criação do perfil dos consumidores: para chegar em uma abordagem personalizada é preciso entender para quem esse produto foi criado, além de desenvolver o público alvo é importante entender se esses consumidores já compõe a persona da sua empresa;
- Comunicação e mensagem do produto: deixe claro o que é o produto, quem ele atende e principalmente qual é o diferencial, a exclusividade do serviço ofertado;
- Integração do produto à comunicação da empresa: toda a empresa precisa comprar a ideia do novo produto, o alinhamento da mensagem é crucial para o sucesso de um lançamento;
- Definição do plano de lançamento: nesse estágio é preciso haver integração, o time de vendas, o de experiência do usuário, customer success e todas as vertentes do marketing precisam estar envolvidos no processo e comunicar uma mesma mensagem. Defina também quais serão os canais de divulgação.
- Produção do conteúdo para o lançamento: review, explicação, manual, aqui se concentra toda a informação e gatilhos de oferta desse produto, é nesse momento que os dois times precisam conversar e estabelecer as melhores estratégias;
- Capacitação da equipe: é comum que, ao lançar um produto, algumas áreas estejam preparadas e outras não, esse acaba sendo um motivo comum de falta de sucesso em um lançamento de produto. Garanta que toda a empresa esteja alinhada!
- Lançamento e avaliações: o time de marketing de produto precisa monitorar os resultados e estar pronto para realizar todos os ajustes necessários mesmo após o lançamento, afinal, é nesse momento que vamos saber se o produto realmente se conectou aos consumidores.
4 motivos para investir no marketing de produto
Entendendo o que é e as responsabilidades do marketing de produto para um modelo de negócio é possível partir para os motivos que fazem com que esse investimento seja tão necessário.
Nos últimos anos, a transformação digital tem deixado claro a importância da experiência do usuário e como empresas que se preocupam com o encantamento e satisfação dos seus clientes despontam em seus nichos.
Por isso, separamos 4 motivos para você enxergar valor no marketing de produto:
Vencer a competitividade
Talvez esse seja o fator mais buscado pelos donos de empresas. Como o meu produto ou serviço pode vencer a competitividade? Produtos que não são conectados aos usuários tendem a ser esquecidos no mercado.
É papel do marketing de produto diferenciar o produto e criar uma comunicação exclusiva que foge dos padrões da concorrência.
Personalização
Colocar mais do mesmo no mercado não é um bom negócio. A cada dia as pessoas buscam por soluções personalizadas. O marketing de produto estuda e cria uma comunicação segmentada visando a perpetuação do produto na comunidade.
Perenidade do produto
Lançar um produto que irá se extinguir dentro de poucos meses não é rentável. Torne seu produto perene estudando bem os obstáculos e criando soluções que simplificam a adesão para seus clientes.
Precificação que gera lucros
Essa estratégia também visa entender qual o melhor valor de oferta do seu produto. Inclusive, o preço pode variar desde o lançamento até o pós lançamento, invista no marketing de produto e garanta que o seu serviço tenha lucratividade e aumente o valor agregado.
E aí, viu só a importância do marketing de produto para vender bem o seu serviço? Acompanhe o nosso Blog e fique por dentro das melhores dicas para sua empresa faturar mais!