Tipografia: O que é e como contribui para a experiência do usuário

Faz parte do nosso dia a dia estar, a todo momento, conectado a uma interface digital. Para quem também possui um produto ou um serviço digital, se preocupar com a qualidade da interação é um fator básico. Pensando nesse ponto, há um elemento fundamental presente nos sites e aplicativos que normalmente deixamos passar ao construir um produto interativo: os textos. Durante todo o nosso dia, nós lemos notícias, mensagens, artigos, instruções, publicidade e etc.
Imagem com símbolo da tipografia

Faz parte do nosso dia a dia estar, a todo momento, conectado a uma interface digital. Para quem também possui um produto ou um serviço digital, se preocupar com a qualidade da interação é um fator básico.

Pensando nesse ponto, há um elemento fundamental presente nos sites e aplicativos que normalmente deixamos passar ao construir um produto interativo: os textos. Durante todo o nosso dia, nós lemos notícias, mensagens, artigos, instruções, publicidade e etc. 

Dentro de um site, por exemplo, há as descrições dos produtos ou serviços oferecidos. E esses textos são fundamentais no momento de convencimento do cliente. 

Nesse sentido, podemos dizer que o conteúdo textual faz parte da nossa experiência com os produtos e interfaces. Portanto, não seria estranho dizer que toda a parte textual, e de tipografia, também precisa ser bem planejada para não afetar a experiência de leitura dos usuários.

Quer entender mais sobre tipografia e como ela pode contribuir para a experiência do usuário no seu site? Continue no artigo!

O que é tipografia?

Originalmente, tipografia quer dizer impressão dos tipos. Antigamente, usavam-se moldes de ferro de cada letra para imprimir as palavras no papel. Esse processo é a tipografia. Contudo, com o passar do tempo, o conceito da palavra foi se alterando, uma vez que esse processo acabou em desuso por conta de novas tecnologias.

Dessa forma, atualmente, o termo tipografia abrange o estudo, a criação e a aplicação de caracteres, fontes e de seus diferentes estilos e formatos na composição de palavras, blocos de textos, nomes de produtos e marcas.

Nesse sentido, a tipografia é um estudo bem importante no design, sendo muito utilizada na composição de marca e identidade visual de empresas e de seus produtos.

Por que Tipografia é importante em UX/UI?

Em um primeiro momento, podemos pensar que a tipografia apenas é importante a partir de um ponto de vista estético e de construção de marca.

Por exemplo, a tipografia usada para criar a marca da Coca-Cola é única e, definitivamente, foi crucial para criar a identidade do produto.

No entanto, a tipografia vai muito mais além do que estabelecer uma estética interessante para o consumidor. Ela também é responsável por garantir uma melhor experiência para o usuário.

Quando nos deparamos com um site, aplicativo ou qualquer outra interface, é certeza de que vamos encontrar algum tipo de texto. E por mais que não seja algo completamente consciente para o usuário, a maneira com que esse texto está disposto influencia bastante a nossa experiência na interface.

As cores, os tamanhos, as fontes utilizadas são responsáveis por nos entregar uma comunicação completa do produto. Nesse sentido, a tipografia trabalha com todos esses elementos para que as informações em texto sejam as mais amigáveis possíveis para os usuários. Afinal de contas, dependendo da interface, o usuário vai utilizar o produto diversas vezes ao dia — como os aplicativos de celular.

Agora, imagina se os elementos e design de letras de cada aplicativo ou do seu site não foram pensados para entregar uma boa experiência de leitura para seu cliente em potencial? Você pode perder inúmeras vendas por esse fator.

Quais os elementos da Tipografia?

Antes de nos aprofundar em como utilizar o design de tipos para melhorar a experiência do seu produto, precisamos entender quais são os elementos da tipografia.

Baseline

A baseline é a linha invisível na qual o texto se apoia. Essa é uma medida importante para dimensionar a distância entre o texto e os demais elementos da interface.

Cap Height

Cap Height é a altura das letras maiúsculas tendo como referência o baseline. Nesse sentido, especificamente, o Cap Height refere-se à altura das letras planas. No caso de letras redondas como o “O” ou pontudas como o “A”, o Cap Height pode ser ultrapassado.

X-Height

O X-Height é a altura entre a baseline e o topo das letras minúsculas. Faz-se valer também o mesmo senso do Cap Height e certos tipos podem ultrapassar o X-Height. De maneira geral, um X-Height mais alto permite melhor leitura de fontes com tamanhos menores.

Linhas das ascendentes e das descendentes

As ascendentes são os traços verticais das letras minúsculas que ultrapassam os limites do X-Height e do Cap-Heigth. Nesse sentido, para delimitar as ascendentes existem as linhas das ascendentes.

Por outro lado, as linhas descendentes são os traços das letras minúsculas que ultrapassam os limites das baselines. Portanto, para delimitar as descendentes, existem as linhas das descendentes.

Weight (Peso)

O Weight refere-se à espessura das letras de uma certa tipografia. As letras podem possuir diversos weights, mas 4 são os mais comuns:

  • Light;
  • Regular;
  • Medium;
  • Bold.

Tracking

Tracking é o espaçamento padrão entre as letras de determinada fonte. Apesar de parecer algo simples, o tracking apropriado pode fazer toda a diferença na experiência de leitura do usuário.

Kerning

Kerning é o processo de efetuar ajustes na distância entre duas letras ou caracteres específicos. Ao contrário do tracking, o kerning modifica apenas casos individuais e não o padrão como um todo.

Leading

Leading é o espaçamento entre duas linhas de texto. Não estamos falando sobre mudanças de parágrafo, mas no espaço entre uma linha e outra do mesmo bloco de texto.

Nesse sentido, o Leading acaba tendo um grande impacto na experiência de leitura dos textos da sua interface.

Espaços negativos

Os espaços negativos condizem às lacunas entre os blocos de texto. Nesse caso são considerados também os parágrafos e as diferentes seções de conteúdo da sua interface.

Como utilizar a Tipografia para melhorar a experiência do usuário?

A tipografia é uma área de estudo que requer bastante prática e experiência para conseguir dominar todas as variáveis vistas acima. No entanto, existem algumas dicas e cuidados básicos que devem estar sempre no foco de qualquer projeto de UX Design.

Atente-se na hierarquia da Tipografia

Um texto não é apenas composto por uma fonte ou um tamanho de letras. Na verdade, um texto deve conter elementos hierárquicos que separam os blocos e fazem com que a comunicação seja mais fluida. Nesse sentido, uma hierarquia básica de tipografia contempla os títulos e o corpo do texto.

Os títulos são os elementos de maior peso na hierarquia tipográfica e geralmente possuem maior destaque no tamanho e no weight. No entanto, os títulos nem sempre se limitam ao topo da página ou da interface. Os títulos podem também estar presentes em menus ou em diferentes elementos de UI Design.

Já o corpo do texto é um elemento mais simples, mas ainda assim bastante importante. Em uma interface é comum haver diferentes tamanhos para uma mesma fonte do corpo do texto. Dessa forma, há certa flexibilidade para alocar conteúdo escrito em diversos componentes e regiões diferentes da interface.

A escolha da cor do texto 

As cores que você usará nos textos da sua interface também são muito importantes. As diferentes cores podem estar atreladas a diferentes tipos de emoções, bem como à hierarquia do texto. Vale a pena tratar com cores diferentes os títulos, o corpo do texto, os links, botões e mensagens de erros.

Lembre-se também que a cor do texto deve contrastar com a cor de fundo da interface, esse aspecto é bastante importante para uma boa experiência de leitura do usuário. 

Portanto, procure modelos de cores que consigam se relacionar bem com os demais elementos e componentes de UI da sua interface.

Aspectos gerais da tipografia e altura da linha

A altura das linhas — ou Leading, como explicamos acima — é um dos aspectos mais desafiadores da tipografia dentro da interface. A altura das linhas é proporcional ao tamanho das letras.

No entanto, as fontes da web costumam possuir um espaço em branco — no mesmo conceito de espaço negativo — acima e abaixo do desenho das letras. Algumas ferramentas conseguem eliminar esses espaços em branco, deixando a aplicação do texto mais fácil em elementos de UI, como botões, por exemplo.

Dessa forma, vale a pena prestar atenção nesses detalhes porque o comportamento e leitura dos textos em diferentes regiões e componentes da interface pode ser diferente.

Tipografia Responsiva

Não poderíamos deixar de fora um aspecto tão importante da tipografia em termos de UI/UX: a adaptação às telas responsivas. Os diversos tamanhos dos muitos dispositivos à nossa disposição — celulares, smartwatches, tablets, etc. — requerem que a tipografia também se adapte.

Vale ressaltar que para um MVP — Minimum Viable Product — a tipografia responsiva talvez não seja essencial. Mas em um produto mais maduro, esse aspecto é de grande valor para a experiência do usuário.

O impacto da tipografia na experiência de leitura

Ao longo deste artigo pudemos observar como a tipografia, as fontes e os detalhes de cada elemento textual em um conteúdo podem contribuir para melhorar a experiência de leitura do usuário.

Mas além desses cuidados com as características estéticas das fontes e letras em si, há o cuidado com a disposição desses conteúdos. Atualmente, sabemos que as leituras seguem alguns padrões: 

  • Padrão F;
  • Padrão Z.

Padrão F

O Padrão F é um conceito que se refere a como os usuários tendem a ler o conteúdo de um blog ou artigo. Basicamente, segundo o conceito, o leitor faz uma varredura de cima para baixo no conteúdo, pelo lado esquerdo. Quando ele encontra uma palavra ou um título que ache interessante, ele lê normalmente aquele trecho — da esquerda para a direita.

Colocando em um mapa de calor, esse comportamento acaba se parecendo com um F, daí o nome do conceito. Dessa forma, procure alocar o seu conteúdo textual de forma que o usuário encontre melhor as suas palavras ou expressões de interesse quando efetuar a varredura do texto.

Padrão Z

O Padrão Z também diz respeito ao comportamento de leitura do usuário, mas aplicado a interfaces, onde não há tantos blocos de texto como em um artigo ou blog post.

O conceito do Padrão Z determina que o leitor faz sua varredura a partir do topo da página, da esquerda para a direita. Em seguida, ele cruza o conteúdo em uma diagonal, até a parte inferior esquerda da interface. E, por fim, faz a varredura do final da página da esquerda para a direita.

Todo esse movimento de varredura acaba formando a letra Z, daí o nome do conceito.

Por isso, o UX Designer consegue estruturar melhor o seu conteúdo textual para que a tipografia ajude na varredura e experiência de leitura do usuário.

Se você quiser encontrar mais artigos como esse, acesse nosso Blog!  Lá, você tem diversos temas relacionados a UX Design. Desde ferramentas e conceitos até dicas para migrar de carreira! Fique ligado para não perder nenhum aprendizado!

Bora trocar uma ideia?

Entre em contato

Sabemos que seu tempo é valioso, por isso te damos opções para você escolher a forma de contato que se encaixa na sua rotina.

Você pode iniciar uma conversa agora mesmo pelo WhatsApp ou se preferir, preencher o formulário abaixo. Entraremos em contato com você o mais rápido possível.